terça-feira, 24 de novembro de 2009

A importância de dormir bem!

São muitos os fatores que podem estar relacionados a uma noite de sono mal dormida, mas atualmente os estudos mostram que a maioria das pessoas sofrem de algum distúrbio de sono por questões emocionais como estresse, ansiedade e depressão, e por questões comportamentais que estão relacionadas aos hábitos de vida.

Organicamente, a falta de sono está ligada a produção de serotonina, que é um neurotransmissor e hormônio responsável pelo ciclo do sono e pela sensação de prazer e bem estar. A serotonina pode ser produzida através de uma boa alimentação e de exercícios físicos regulares. Em relação aos hábitos de vida, existe um fator bastante agravante que é assistir televisão e trabalhar na frente do computador em excesso. Tanto a tv como o computador agem de forma hipnótica naqueles que tem dificuldade para dormir, dificultando assim que a pessoa consiga adormecer.


Qual a importância de se dormir bem?


O sono é reparador e regenerador celular. Durante o sono vários processos metabólicos importantes acontecem, sendo estes essenciais para o nosso desempenho físico e mental ao longo da vida.
Uma boa noite de sono proporciona: mais vigor, vitalidade e disposição.Além de trazer maior longevidade e fortalecer o sistema imunológico. Pessoas que sofrem algum distúrbio de sono estão mais propicias ao:
Mau humor, irritabilidade, fadiga, dificuldade de concentração, e sonolência diurna, diabetes, hipertensão, doenças cardio vasculares, osteoporose e obesidade entre outros problemas.


O que deve ser feito para melhorar a qualidade do sono?

Em primeiro lugar é sempre importante ter a avaliação de algum médico de sua confiança para se obter um diagnóstico mais preciso. Pois cada indivíduo pode apresentar queixas e necessidades de tratamentos diferentes. Em segundo lugar é preciso mudar os hábitos de vida.

Ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente é providencial. O exercício físico melhora o sono e elimina as tensões acumuladas do dia-a-dia. Quem se exercita adormece com mais facilidade e de forma mais profunda, permitindo assim que o corpo e a mente relaxem. Saber dosar entre o lazer de assistir um filme até tarde ou ir pra cama mais cedo.

DICA TERAPÊUTICA PARA DORMIR BEM

Aromaterapia é uma técnica que utiliza o aroma dos óleos essenciais com finalidades terapêuticas. O óleo essêncial é o extrato, das flores, dos frutos ou das folhas da natureza.

A palavra Lavanda vem do latim " LAVARE" . Na antiguidade a lavanda era usada em banhos para lavar e purificar as pessoas.
A lavanda é altamente relaxante e calmante, além de ser um ótimo antidepressivo.

Uma das maneiras que podemos usar a lavanda é aplicá-la no osso esfenóide, cavidade que fica na lateral dos olhos e na cervical, pescoço. A aplicação deve ser feita 40 minutos antes de dormir, pois é o tempo necessário para que óleo seja absorvido pela circulação sanguínea e comece a trabalhar no sistema nervoso induzindo a pessoa a um sono profundo e restaurador.

Colocar as gotas na palma da mão e aplicar no esfenóide com o dedo indicador fazendo movimentos circulares. Depois esfregar as duas mãos e aplicar o resto na parte posterior do pescoço.

Mas atenção! O verdadeiro óleo essencial deve ter o registro da anvisa, data de fabricação e validade e tem que estar lacrado. O óleo essencial de lavanda é o único óleo que pode ser aplicado diretamente na pele, pois todos os outros devem ser diluídos em óleos vegetais devido a sua alta concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário